Informação sobre ansiedade, enquanto patologia, causas, sintomas e tratamento da ansiedade, identificando o diagnóstico de fobias, transtorno de pânico, obsessivo, de estresse e  ansiedade generalizada, com dicas para a sua prevenção.


quarta-feira, 30 de julho de 2014

Tratamentos eficazes para ansiedade

A maior parte dos casos de transtorno de ansiedade podem ser tratados com sucesso pela formação adequada dos profissionais de saúde mental, como os psicólogos.
A pesquisa tem demonstrado que uma forma de psicoterapia conhecida como "terapia cognitiva-comportamental" pode ser altamente eficaz no tratamento de perturbações de ansiedade. Os psicólogos usam terapia cognitiva-comportamental para ajudar as pessoas a identificar e aprender a gerir os fatores que contribuem para a sua ansiedade.
A terapia comportamental envolve o uso de técnicas para reduzir ou parar os comportamentos indesejados associados com estes transtornos. Por exemplo, uma abordagem envolve o treino de pacientes em técnicas de relaxamento e respiração profunda para neutralizar a agitação e respiração rápida e superficial que acompanham certos transtornos de ansiedade.
Através da terapia cognitiva, os pacientes aprendem a compreender como os seus pensamentos contribuem para os sintomas de transtornos de ansiedade, e como mudar esses padrões de pensamento para reduzir a probabilidade de ocorrência, e a intensidade da reação. Aumento da consciência cognitiva do paciente é muitas vezes combinado com técnicas comportamentais para ajudar o indivíduo a enfrentar e tolerar gradualmente as situações de medo num ambiente seguro controlado. 
Juntamente com a psicoterapia, medicamentos adequados podem ter um papel no tratamento da ansiedade. Nos casos em que são usados medicamentos, o paciente pode ser gerenciado de forma colaborativa por mais de um provedor de tratamento. É importante que os pacientes percebam que há efeitos colaterais para todas as drogas, e que devem ser monitorados de perto pelo técnico de saúde que prescreveu a medicação.