Informação sobre ansiedade, enquanto patologia, causas, sintomas e tratamento da ansiedade, identificando o diagnóstico de fobias, transtorno de pânico, obsessivo, de estresse e  ansiedade generalizada, com dicas para a sua prevenção.


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Ansiedade normal

Ansiedade é um sentimento de apreensão desagradável, vago, acompanhado de sensações físicas como frio no estômago, aperto no peito, palpitações, transpiração, dor de cabeça, ou falta de ar, dentre várias outras. 
A ansiedade é um sinal de alerta, que adverte sobre perigos iminentes e desconhecidos, porém estes perigos podem ser reais ou imaginários; desta forma a ansiedade caracteriza-se como uma reação natural e necessária para a auto-preservação. Contudo,  não é um estado normal, mas é uma reação normal, podemos compará-la com uma  febre  que não é um estado normal, mas uma reação normal a uma infecção.
A ansiedade está presente ao longo do ciclo de vida do ser humano, sendo inerente á algumas fases de desenvolvimento, por exemplo é normal para o bebê que se sente ameaçado se for separado de sua mãe, o adolescente no primeiro encontro ou o adulto em uma entrevista de emprego poderão estar ansiosos, ou ainda para um idoso quando contempla a velhice e a morte, e para qualquer pessoa que enfrente uma doença.
Portanto podemos entender a ansiedade  como um acompanhamento do crescimento, da mudança, da experiência de algo novo e nunca tentado, e do encontro da nossa própria identidade e do significado da vida. Isso é o que chammos de ansiedade normal, inerente á condição humana e que geralmente não precisa ser tratada por ser natural e auto-limitada.