Informação sobre ansiedade, enquanto patologia, causas, sintomas e tratamento da ansiedade, identificando o diagnóstico de fobias, transtorno de pânico, obsessivo, de estresse e  ansiedade generalizada, com dicas para a sua prevenção.


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Ansiedade patológica

Existem estados de ansiedade anormais, é  a chamada  ansiedade patológica, que caracteriza-se pela excessiva intensidade e prolongada duração proporcionalmente à situação precipitante. 
É uma preocupação exagerada que pode abranger diversos eventos ou atividades da vida da pessoa e pode vir acompanhado de sintomas como irritabilidade, tensões musculares, perturbações no sono, entre outros. Costuma causar um comprometimento significativo no funcionamento social, ocupacional e afetivo da pessoa, podendo gerar um acentuado sofrimento.
Nestes casos ao invés de contribuir com o enfrentamento do objeto de origem da ansiedade, atrapalha, dificulta ou impossibilita as ações do indivíduo. Este quadro pode estar presente em diferentes transtornos como tiques, fobias,  e em casos mais graves como o Transtorno de Ansiedade Generalizada ou Síndrome do Pãnico. Nestes casos é imprescíndivel o tratamento, atualmente sendo indicado a combinação da psicoterapia e do tratamento medicamentoso.
Podemos concluir que todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual, a ansiedade acaba tornando-se constante na vida de muitas pessoas.
Dependendo do grau e da frequência, pode se tornar patológica e acarretar muitos problemas posteriores, como os Trantornos de Ansiedade. Mas, nem sempre ansiedade é patológica, é preciso fazer esta diferenciação, o que é doença e o que faz parte das nossas vivências, para isso as pessoas devem tentar entender os motivos de seu estado ansioso, analizar mais sua vida, conhercer-se e ter algum tempo para si.
Pois atualmente notamos muito apelo na patologização de sentimentos inerentes aos processos de mudança e crescimento humano, é como se as pessoas não suportassem mais sentimentos desagradáveis vivendo  em um imperativo de felicidade, contudo esses sentimentos também fazem parte e são tão necessários para nosso crescimento quanto as vivências positivas .